sábado, 23 de outubro de 2010

LUGAR QUE NOS SENTIMOS ACEITO!


Porque às vezes não nos sentimos bem vindo nas igrejas, no meio de um grupo de pessoas que no qual nos relacionamos ou tentamos nos relacionar? (Tipo: faculdade, cursinho, escola, trabalho, clube ou qualquer outro lugar.)
Falo por certo ponto de vista que a igreja não é um lugar onde o pecador deve ser aceito por quem ele é?
Ok vou tentar ser mais claro... A igreja é (ao meu ponto de vista) uma instituição religiosa onde cuja finalidade não somente que a pessoa tenha um bom estado de espírito, mas que o “problemático” tenha conserto. Saca o que to querendo dizer?
Não to tentando usar um termo definido popularmente, mas sim pelo que é... O que na verdade não é! Mas deveria...
Ex.: um homossexual não é aceito
Um bandido não é aceito
Um político corrupto não é aceito
Um pedófilo
Viciado
Ladrão
Fofoqueiro
Assassinos
Estupradores
Prostitutas
Crianças de ruas
Na maioria dos casos, nenhuma dessas pessoas se sentiriam aceitas numa igreja ou qualquer outra instituição que declaro publicamente que seus “estilos” de vida ou até mesmo caráter é padrão correto. Não que tais atitudes devem ser aceitos como coisas “comuns”, mas as pessoas que apresentam esse modo de viver, falha, deturpação, ou seja, lá que nome se dá a um padrão de vida fora do comum e aceitação social... DEVEM ser aceitos numa igreja.
Mas a realidade é o seguinte... o foco que quero tratar aqui não é a instituição, nem dominação e nem a religião mas é a questão do O LUGAR QUE NOS SENTIMOS ACEITO! ...onde é?
Ex
*Você já se sentiu rejeitado na igreja por algo que você já fez ou por alguma coisa que você sente que eles não gostaram de você? Bem pelo menos a impressão que você sinta seja essa, apesar de que pode não ser!

*Já teve vergonha de estar num lugar em que por saberem quem você é e como é as pessoas não demonstravam estar tão à vontade com a sua presença... como se você tivesse exalando aquela magnífica essência de gambá?

*já se reprimiu, gelou e petrificou em público?

*Já passou pela sua cabeça que o lugar onde você está não é um ambiente pra você?

*Nesse momento o único personagem no qual você se identifica é o “patinho feio”?

Acho q todos já! Porém quando ultrapassado essas barreiras, independente do lugar onde esteja da mesma forma q o patinho feio foi aceito por sua mãe ou se tornou um belo cisne.
Num outro ponto de vista e vendo por um prisma diferente a situação, a coisa muda.
Mesmo EU me sentindo assim, já chorei “oceanos” de lágrimas e babas, ranhos diante de Deus mesmo sabendo quem sou e o que fiz... Ao ponto de esquecer que antes eu me sentia inaceitável!

Já se sentiu isolado (a) num local cheio de gente, mas se sentia só você e Deus?
E de certa forma, já se sentiu amado (a) de uma maneira como nunca se sentiu antes?
De fato, não merecendo ou não se achando digno, já se sentiu aceito (a)?

Aí é quando o pato se torna cisne!
É aí quando somos aceitos!
Aí é onde os corruptos, travestis, viciados, mentirosos, ladrões, pedófilos, estupradores e toda sorte de pessoa que aos olhos da sociedade vista como maldição ou o mal do povo tem um lugar!
Onde inaceitável é aceito!
O repudiado é acolhido!
E não só eles, mas qualquer um que é rejeitado, discriminado, repudiado e abortado do seu lugar.
É um lugar pra mim e pra você!
Então lugar que de antes não tinha nada haver com agente se torna o nosso lar!
De fato a igreja não tem nada haver com agente, mas nós temos tudo haver em sermos igreja
Por que sendo igreja, podemos ser quem somos. Independente dos erros, pois seremos sempre aceitos pelo dono da casa. Por Deus!

Há um lugar nos braços de Deus pra mim, pra você e pra nós...


Obs.: Ser igreja não é ser religião ou denominação, mas fazer parte de um grupo de pessoas que mesmo sendo diferentes, possuem uma só visão e um só propósito: Amar a Deus e o próximo. Seja igreja!

2 comentários:

  1. Creio que o único lugar onde nos sentiremos verdadeiramente aceitos, acolhidos e amados será na presença do Deus todo poderoso.

    Não há instituição física capaz de entender a alma humana com a profundidade e a clareza do olhar de Cristo. Somente ele é capaz de olhar para nós com olhar de amor e de perdão. Como a própria bíblia diz, as misericórdias do Senhor são a única causa de não sermos consumidos e é muito bom saber que somos alvos dessas misericórdias que se renovam todos os dias.

    Que Deus nos guie no entendimento de que diante de sua presença todos nós somos aceitos e perdoados diante d'Ele.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto mano!
    Dificil é colocar isso no contexto da igreja que pensa ser "uma cultura" e muitas das vezes intocavél.
    A igreja deveria ser o local onde enxergassemos não os perfeitos, mas os mais imundos da Sociedade. Lugar onde o maior dos pecadores sinta-se a vontade pra colocar suas verdades sem ser julgado ou pré-questionado.

    Infelismente não é essa a verdade dos nossos templos.

    ResponderExcluir